Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

REGENLAB

“REGENLAB” é um projecto relacionado com as questões urbanas de uma cidade, em todas as suas dimensões. A questão principal deste projecto refere-se ao potencial das cidades criativas como um modelo de revitalização urbana, bem como um veículo para promover a participação dos cidadãos na construção das cidades contemporâneas.

DESENHO_C

No início de 2008, a IMERGE (uma cooperativa cultural sem fins lucrativos) convidou um grupo de pessoas a formar um colectivo de reflexão e análise da área urbana de proximidade ao Espaço IMERGE. O principal objectivo foi o trabalho sobre a regeneração urbana e cultura da cidade.

No início, o objectivo era criar um pólo cultural, fazendo a ligação com os proprietários dos edifícios e incentivar assim o empreendedorismo. Considerou-se necessário levar a cabo uma investigação aprofundada com a participação de jovens de diferentes países. O grupo é constituído pelos arquitectos Susana Milão e Laurent Scanga, Conceição Rios e Marta Castro – animadores culturais. Estes iniciaram o processo, em colaboração com Ahmet Kiziltas, estudante de arquitectura de nacionalidade francesa que, durante o seu estágio de 3 meses (inserido no Programa “Leonardo”), desenvolveu uma investigação e recolha de dados na área do urbanismo.

Desde então,vários pedidos de programas nacionais e europeus tem sido efectuados, e seguindo a ideia original, em Julho de 2008 foi criado um grupo de trabalho composto por jovens de diferentes origens e países que elaboraram propostas de trabalho e de investigação sobre a cidade do Porto: Nadja Laine (Finlandesa) – socióloga, Gaëlle Sandré (Francesa) – designer / ilustradora, Ineta Želve (Letã) – jornalista / especialista na área das ciências da comunicação, Grégoire Fabvre (Francês) – videasta / documentarista, Vaida Tamoševičiūtė (Lituana)- artista plástica, Alda Coelho (Portuguesa) – arquitecta e Isa Egea (Espanhola) – artista plástica / fotógrafa.

Em 2009, um novo grupo de colaboradores debruçam-se sobre este projecto: a arquitecta Guoda Bardauskaitė (Lituana), a designer Kristina Lukjanska (Letã) e a jornalista Annija Senakola (Letã), Bruna Amaral (Portuguesa), estudante de Animação e Produção Artística. Juntaram ainda à equipa, João Catalão, que irá assumir a direcção artística, de um dos sub-projectos ligados às “vitrinas” com o tema da [Ressurgência] – um projecto elaborado em cooperação com os proprietários do edifício localizado em frente ao ESPAÇO IMERGE, a antiga Fábrica Lusitana (Cerâmica). Como consultores, convidou-se Steven Gayme, planeador urbano de nacionalidade francesa e Margarida Oliveira, estudante de arquitectura de nacionalidade portuguesa.

DESENHO_A

Em 2009, decidiu-se ampliar a área de estudo do centro da cidade do Porto e o trabalho sobre a ideia de produção de novas cartografias da cidade. O objectivo é explorar a ideia da “cartografia” da cidade como um método de construção de novos mapas mentais do território urbano.

REGENLAB é um projecto a longo prazo que mostra os primeiros passos do trabalho de campo e investigação que foi realizada nos últimos meses. O trabalho é um “work in progress” que irá prolongar-se em 2010 com mais participações de jovens Europeus e que pretende abrir o processo e reflexão sobre a cidade a outras pessoas interessadas na questão da reabilitação urbana em arte e cultura.

%d bloggers like this: