Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

Alberto Plácido

Alberto PLÁCIDO, nascido em 1965, é Fotógrafo. O território e o espaço geográfico, e a forma como nos apropriamos – ou não – desse espaço são a marca fundamental do seu percurso artístico. Os seus projectos/instalações intervêm no espaço, ficcionando novas possibilidades e formas de interagir com o território.
No âmbito do Porto – Capital Europeia da Cultura 2001 apresentou o projecto-instalação “Casa de Sonhos”, com o apoio do Centro Português de Fotografia. Um projecto/instalação transdisciplinar, cruzando a fotografia com outros meios multimédia e que esteve patente na Casa das Artes, no Porto.
“Paisagem em Movimento” (Galeria Tráfego, Porto), “Costa a Costa” (instalação no Centro Américo Nunes, Sines) e “Inscape” (exposição de fotografia na Galeria Bartolomeu, Lisboa) são outros dos mais recentes projectos deste artista, tendo sempre como temática os locais e o espaço geográfico.
“Solite/Insolite”, projecto/instalação apresentado na IV Bienal de Arte Contemporânea de Nimes, em 2001 e, posteriormente, em Edimburgo e no Porto é mais um exemplo da sua busca artística ao reconstruir e confrontar “o lugar” com novas situações, através da fotografia e do recurso a outros meios na sua apresentação pública, por forma a permitir a interacção do público com a sua obra.

Mais informações em http://www.albertoplacido.com

%d bloggers like this: