Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

F. Mosteiro S. Martinho de Tibães

Criação de Módulo Expositivo para Projecto de Reabilitação do Mosteiro de Tibães

Janeiro de 2006 a Janeiro de 2008

Entidade: IPPAR ( IGESPAR )

Durante o período previsto para a realização da obra de recuperação e reabilitação do Noviciado, Ala Sul e Claustro do Refeitório, aproximadamente um terço da área do Mosteiro de Tibães vai ficar inacessível e deixar de fazer parte integrante do Percurso Museológico. A
exposição patente no Mosteiro e as visitas guiadas que nela se integram pretendem colmatar esse facto, e dar ao visitante a possibilidade de conhecer o projecto e a obra que decorrerá durante os próximos dois anos. A ideia de transmitir o projecto através da imagem deu origem a um módulo expositivo composto por duas caixas de projecção justapostas: uma caixa para imagens virtuais que permitem visualizar o futuro e outra para projecção de fotografias de acompanhamento da obra. Estas imagens tiradas de 16 pontos fixos da obra serão actualizadas mensalmente. As fotografias do mês em curso podem ser vistas no módulo expositivo, enquanto que a totalidade das imagens, incluindo as que estão em exposição e as dos meses anteriores, bem outras informações relacionadas com o projecto poderão ser vistas em http://www.mosteirodetibaes.org.

O projecto de Recuperação e Reabilitação do Mosteiro de Tibães em Braga foi distinguido com o 1º Prémio | Medalha de Ouro, na Bienal “Miami Beach 2009”, EUA na categoria de Restauro Arquitectónico.

modulo3D_260 tibães

Criação de Módulo Expositivo para o Projecto de Reabilitação do Mosteiro de Tibães (IPPAR)

A IMERGE propôs em resposta a estas questões, a criação de um “Objecto comunicador” e a Imagem como veículo transmissor da mensagem aliada ao movimento como reflexo de transformação, e, a exibição da Maquete – objecto tridimensional fixo do conjunto edificado – como cristalização de um momento na história patrimonial.
A exposição é complementada com informação escrita e desenhada, fornecida no formato de ”bolso” do tipo brochura | desdobrável.

O Módulo Expositivo do Mosteiro de Tibaes foi nomeado para o Prémio OUTROSMERCADUS 2008

ROSTO_TIBÃES_260

Apoio à programação cultural do Mosteiro

No decurso da obra e paralelamente à exposição documental foram realizadas visitas guiadas periódicas à obra, para o público em geral, e em particular para arquitectos, estudantes de arquitectura, historiadores e investigadores. Conduzidas por um arquitecto com perfeito conhecimento do projecto de recuperação e reabilitação estas visitas deram a possibilidade a todos os interessados, de conhecerem o Projecto global para o Mosteiro de Tibães bem como a Intervenção que o IPPAR realizou durante cerca de dois anos e meio, na área correspondente ao noviciado, ala sul e claustro do refeitório.

CARTAZ_MODULO_TIBÃES

Para ver imagens da evolução da obra de recuperação, clique aqui

%d bloggers like this: