Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

D. Núcleo Museológico Outeiro, Bragança

Concepção e produção do Núcleo Museológico de carácter patrimonial
Setembro 09, Outeiro, Bragança
ENTIDADE: MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

Partindo de um objecto carregado de simbolismo e história – a Cadeira do Juiz, este espaço expositivo convida o visitante a uma viagem pela história de Outeiro, através da interacção directa e indirecta com o seu património material e imaterial.

O percurso tem o seu inicio na cadeia, onde através de imagens, textos e sons, se evoca as memórias e a riqueza histórica da aldeia e estende-se depois, como uma teia sobre o território de Outeiro e as suas gentes.

“A história de Outeiro, antigo concelho fronteiriço que integrou a linha de defesa e de consolidação do reino, é vasta e merece ser destacada.
O valioso património edificado, memória de gerações passadas, valia importante da actual e futuras gerações, permanece como testemunho
duradouro, que resiste ao despovoamento desta terra assente num passado feito de momentos devastadores e, também de glória .
O Núcleo Museológico, instalado no pequeno espaço da antiga cadeia, servirá como espaço de reflexão, encaminhamento e descoberta de memórias, da história e identidade do povo bragançano…”

In Catálogo do Núcleo Museológico de Outeiro, 2009, Texto Introdutório, Engº António Nunes, Presidente da Câmara.Municipal de Bragança

PLANTA LAYOUT EXPOSITIVO PDF

CORTE LAYOUT EXPOSITIVO PDF

CLIQUE PARA VER IMAGENS 3D DO NÚCLEO MUSEOLÓGICO

%d bloggers like this: