Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

D. Exposição Fios

Exposição”Fios” | 21ª Feira Internacional de Artesanato – FIA 2009 | 27 de Junho a 5 de Julho de 2009 | Parque das Nações

2º Lugar Concurso Público | IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional

FORMA E MEMÓRIA, dois conceitos aparentemente tão distantes. Um com um significado que nos remete para uma analogia de peso e consistência, e o outro, pelo contrário leva-nos para algo que nos remete para o étereo e para o imaterial. A comunicação visual aponta para 2 abordagens e níveis de mediação entre a mensagem/objecto expositiva e o público/visitante. A primeira foi a de considerar a comunicação visual, como transmissão das informações:

um discurso expositivo, um relato documental sobre o tema através de informação textual e iconográfica. E o segundo quer ser despoletador de leituras e de captação de atenção e registro de memória. O 1º nível funcionará por sobreposição de layers imbricados no espaço e nos objectos e universos temáticos.

Cada universo e núcleo (A,B,C,D,E,F) criarão uma cartografia que desenharão o espaço e organizarão percursos num arquipélago único de famílias de elementos. A hierarquia dos temas é reconhecível e identificável pelos códigos veiculados no espaço:
materiais, informação textual/gráfica, o corpo tipográfico e a posição que ocupa no espaço. A comunicação e sinalização gráfica são informativas e organizam e orientam o visitante na compreensão do espaço.

PROPOSTA PARA A EXPOSIÇÃO FIOS

FIOS_1.1260

FIOS_1.3260

FIOS_FACHADA_TOP260

FIOS_TOP1_260

FIOS_TOP4260