Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

C. Núcleo Museológico Izeda, Bragança

Concepção e produção de Núcleo Museológico de carácter histórico e etnográfico
Setembro 09, Izeda, Bragança
ENTIDADE: MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

O território geofísico é o suporte onde se entrelaçam as esferas social e privada da população de Izeda. Deste modo esta exposição é mais que tudo um roteiro de descoberta do território e das suas gentes através dos objectos que, oferecidos pela população, permitem conhecer a sua história e a sua relação com o território.
Os objectos físicos, materiais palpáveis, e o património imaterial recolhidos e expostos no espaço museológico representam uma colecção de memórias e tal como estas sobrepõem-se, justapõem-se, misturam-se, permitindo entender os diferentes níveis de interacção da população, o modo como a esfera social – do trabalho da terra, dos ofícios, dos ritos, das festas sagradas e pagãs, – está tão intrinsecamente ligada com a esfera privada – o espaço da casa e da família.

O Núcleo Museológico de Izeda, instalado no renovado edifício da Casa do Povo, em pleno centro da vila, expõe a sua colecção e recolha de peças numa ampla sala onde a organização e concepção da exposição, do ponto de vista conceptual, pretende ser um ‘roteiro’ de descoberta do território e das ‘gentes’. Um roteiro que permita ao visitante do museu entender o modo de vida da população de Izeda, as suas actividades principais, o seu dia-a-dia e eventualmente o evoluir desse próprio quotidiano numa geografia própria e singular.

Sete áreas temáticas retratam a esfera de um mundo privado e público e respectiva transição. No mundo privado, da casa, ao quarto (o intímo), à esfera mais social, a sala e a cozinha, e na transição entre os dois mundos,público-privado, temos os lavores e os téxteis. Na esfera pública, o comércio, os ofícios e o trabalho agrícola: o campo, o vinho, os cereais, o mel, o azeite.

O património material está presente na recolha sonora, através de testemunhos e memórias da população, e nas fotografias antigas, nas cartas, certidões de nascimento…

PLANTA LAYOUT EXPOSITIVO PDF

CLIQUE PARA VER IMAGENS 3D DO NÚCLEO MUSEOLÓGICO

%d bloggers like this: