Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

A. Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha

Projecto de Design, Concepção e Fornecimento de Material expositivo, de divulgação e Promoção

Outubro 2007 – Setembro 2008 | Entidade: Município de Caminha



logo_caminha_A_260

Como forma de dar destino ao património arqueológico que tem vindo a ser descoberto no Concelho, a Câmara Municipal de Caminha encontra-se a promover o projecto de um núcleo museológico na Torre do Relógio constituído com a missão de interpretar, valorizar e difundir testemunhos singulares. O programa museológico foi apresentado e concebido e baseia-se no conceito que explora a relação entre o visitante, o espaço e o objecto expositivo e a arquitectura do edifício, neste caso , a Torre do Relógio.

O discurso e representação dos espaços expositivos e museológicos tradicionais tem vindo a alterar-se e, a aproximar-se do cidadão e dos  públicos mais jovens. A proposta apresentada a concurso e adjudicada demonstra essa vontade e necessidade de aproximação recorrendo à imagem e aos conteúdos multimédia e à interacção lúdica como forte aposta de interacção de públicos.

Assim, o projecto decorreu em 3 áreas de acção:

> Produção de conteúdos multimédia/Registo fotográfico documental

> Execução e montagem da exposição

> Material de divulgação e promoção

> Identidade Gráfica e Web-site
CARTAZ_CAMINHA_260

A exposição informativa e documental tradicional comprovou não ser suficiente na passagem da mensagem e na captação de públicos. A sociedade de informação gera imagens e informação a velocidades rápidas e fortes, pelo que o percurso narrativo de uma exposição documental é matéria de projecto e do problema. A informação essencial é fornecida e a mais exigente e demorada é fornecida pelos suportes multimédia e filme de animação, pelos materiais gráficos e registo fotográfico aéreo. A criação de alavancas de visibilidade para uma futura dinâmica funcional do edifício que motivem e sensibilizem a comunidade para a necessidade vital de conservação e reabilitação do património arquitectónico, componentes fundamentais na nossa identidade histórico e cultural.

%d bloggers like this: