Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

VIRGÍNIO MOUTINHO_Criados Mudos e Mordomos

VIRGÍNIO MOUTINHO nasceu em 1952 no Porto onde trabalha em vive.
Arquitecto (Escola Superior de Belas Artes do Porto).
Trabalha profissionalmente desde 1976, nas áreas de Arquitectura, Arte Urbana e Design.
Mantém uma actividade regular na área do Brinquedo e Escultura Cinética, com trabalhos premiados e publicados e diversas exposições realizadas.

CRIADOS MUDOS e MORDOMOS:

VIRGÍNIO MOUTINHO aprendeu desde criança a construir os seus próprios brinquedos, à semelhança do que era uso na sua geração.
Foi mantendo essa prática viva ao longo do tempo, recriando o seu universo pessoal, porta que nenhuma loja de brinquedos lhe abriria…
Hoje, a par da actividade profissional, mantem viva, uma paixão de coleccionador e construtor de brinquedos.
Partindo dos mais diversos materiais em grande parte proveniente da reciclagem e reaproveitamento de desperdícios – matéria prima barata e adequada a uma experimentação constante – constrói objectos animados, onde não raro, o humor e a surpresa constituem o cimento aglutinador.
Sendo os primeiros brinquedos, do ponto de vista conceptual e construtivo, próximos do brinquedo popular, a sua actividade evoluí posteriormente no sentido da produção de objectos lúdicos – esculturas com movimento mais imediatamente relacionáveis com a Arte Cinética em geral, onde afluem referências como o Circo de Alexander Calder, Os Fantoches de Paul Klee e as esculturas de Picasso, mas também, e sempre, os brinquedos dos meninos de África e Arte Primitiva.

%d bloggers like this: