Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

KAUNASOPORTOexchange 2009

KAUNASOPORTOexchange 2009_Jornadas de Arte e Cultura Contemporânea Portuguesa, visa alargar e aprofundar as relações de intercâmbio cultural e artístico entre Portugal e a Lituânia, que têm vindo a ser protagonizadas, através de uma parceria sustentada, pela IDEAIS EMERGENTES – Produção Cultural, CRL (Porto) e a MenoPARKAS Galerija / Associação de Artistas da Lituânia (Kaunas). Uma parceria desenvolvida a partir de projectos artísticos de âmbito europeu tais como: Art Today (Kaunas.2005), (IM)MIGRATION’s (Porto 2006), REDline’06_Behind Borders (Porto.Kaunas 2006/07), REDline’07_Where are the Borders?(Porto.Kaunas 2007/08), Migration of Art (Kaunas 2007), REDline’08_Bordering on Us (Porto 2008).

O objectivo primeiro deste projecto é dar a conhecer, a um amplo público em Kaunas e Vilnius, alguns aspectos da cultura portuguesa através, de diversas formas de expressão artística contemporâneas. Paralelamente, intenta-se seduzir e motivar públicos específicos para a Arte e Cultura Portuguesa, perspectivando a implementação e o desenvolvimento de estratégias e parcerias, a médio e longo prazo, nas áreas das indústrias criativas e do turismo cultural.

Este projecto irá ser apresentado entre 15 e 30 de Maio de 2009 (com extensão de algumas actividades até Agosto do mesmo ano) na Lituânia, na cidade de Kaunas, com uma extensão em Vilnius, enquadradada em VILNIUS 2009 – Capital Europeia de Cultura. Ainda, em Abril de 2010, prevê-se uma realização semelhante no Porto, apresentada pela Lituânia, através da parceria com a Associação de Artistas da Lituânia / MenoPARKAS Galerija.

Na perspectiva de viabilizar este evento contamos com o apoio efectivo da Embaixada de Portugal na Lituânia, instituição que apoiou entusiasticamente projectos anteriores em parceria com o Instituto Camões. Para além disso, refira-se a importância da cooperação, no que concerne a programação desenhada, com a Embaixada de Portugal na Lituânia e em articulação com VILNIUS 2009. Encorajados com estes apoios, e convictos da importância estratégica para as relações bilaterais Portugal / Lituânia, apostamos numa ampliação da programação contando, para a sua concretização, com o envolvimento concreto de parceiros privados com interesses estratégicos na Lituânia. Ainda, refira-se o envolvimento e apoio dos Municípios de Kaunas e do Porto, bem como do Ministério da Cultura da Lituânia, da Embaixada da Lituânia em Portugal, entre outros organismos.

O PROJECTO

Cumprindo os seus fins de natureza cultural e artística pontilhadas no vasto espaço ocupado pelos criadores de expressão portuguesa, a IDEIAS EMERGENTES programou um complexo de actividades que condensou sob a égide do título “KAUNASOPORTOexchange 2009_Jornadas de Arte e Cultura Contemporânea Portuguesa”.
Este projecto/evento cultural, enquanto espaço de diálogo, comunicação e troca de experiências criativas pretende, antes de mais, alargar e aprofundar as relações de intercâmbio cultural e artístico entre Portugal e a Lituânia e ainda promover a divulgação das plúrimas formas de actividade artística, mostrar a riqueza das tendências, das linguagens e das leituras das artes de expressão portuguesa. Toda a dinâmica do projecto consistirá de um contributo valioso no que respeita a difusão do programa a implementar junto de um amplo público em Kaunas e Vilnius.

O projecto “KAUNASOPORTO” de sua natureza transversal e multipolar compreende como eixo da sua realização uma série de eventos em várias áreas artísticas e de intervenção designadamente a pintura, a fotografia, o vídeo, as artes visuais, a música, a dança, passando pela 7ª arte, a ilustração, entre outras. Destaca-se ainda a edição de um livro de ilustração com tradução do Português para Lituano e Inglês.


Artistas Portugueses em Kaunas

Cinema Português em Kaunas

Galeria MENO PARKAS | Lituânia

Voltar

%d bloggers like this: