Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

Do Objecto à Cidade

DO OBJECTO À CIDADE“ é o tema escolhido para o evento NATAL na IMERGE, que a cooperativa IDEIAS EMERGENTES realiza desde 2006, e que este ano engloba sete projectos distintos, mas estabelecendo uma relação conceptual de grande proximidade no contexto das artes e cultura portuguesa contemporânea.
NATAL na IMERGE tem a particularidade de ser apresentado e exposto em 3 Edifícios contíguos e localizados em plena Rua Santa Catarina ( ao ACP / Rua Gonçalo Cristóvão):

No 777 de Santa Catarina, Espaço IMERGE, decorrerá uma EXPOSIÇÃO-VENDA DE AUTOR que irá incluir trabalhos de mais de 40 criadores/autores, incluindo trabalhos de ilustração, design, pintura, joalharia, artesanato urbano, música, e muito mais.

– Ainda, poderá visitar o projecto ARTELAB, comissariado pela artista plástica Lúcia David e que irá incluir vários trabalhos de artistas portugueses e estrangeiros, residentes em Portugal. Este projecto procurar cruzar meios, ideias, formas de dizer, num espaço claustrofóbico onde obras de arte são obrigadas a coexistir mesmo quando se ameaçam mutuamente. Da arte mais efémera como a performance à mais eterna como a pintura, da mais frágil como a cerâmica à mais inflamável como a fotografia, da mais densa como a bookart à mais transparente como o vídeo, da mais infiltrante como a música, à mais distante.

No 778 de Santa Catarina, nas vitrines do Edifício do Arqº Cassiano Branco irá ser apresentado REGENLAB, um laboratório de regeneração urbana construído e pensado por diferentes intervenientes e que pretende conectar a cidade com a arte e com os cidadãos.
Regenlab.wordpress

No 787 de Santa Catarina, serão apresentados 4 projectos dedicados ao design e arquitectura portuguesas que apostam no carácter experimental do desenho e na transformação dos espaços e ambientes.
Num momento onde se discutem e debatem os novos conceitos e percepções da cidade, do design e do seu impacto na eco-sustentabilidade, quando se discute as matérias primas portuguesas ou o valor do design na criação de qualidade ambiental em sítios específicos, e quando surgem tantas respostas criativas que assimilam essa contemporaneidade, torna-se imperativo destacar alguns dos seus protagonistas e suas visões.

1. ARQUIMERGE, projecto expositivo e de intervenção, baseia-se na premissa da regeneração e transformação de espaços e objectos a partir de produtos existentes, peças de mobiliário anónimo, transformadas e resignificadas, que conjugam as temáticas da sustentabilidade com a criação de ambientes sensorialmente únicos e de peças com base neutra, passíveis de intervenções personalizáveis.
arquimerge.wordpress.com

2. Os Arquitectos VIRGÍNIO MOUTINHO e RUI GRAZINA apresentam objectos de mobiliário que apostam no carácter experimental dos objectos através do desenho e redesenho de peças convencionais.

3. BY APPOINTMENT – de JOÃO PAULO JARDIM, designer de interiores e de equipamento – é um projecto que tem por base a estética e as tradições portuguesas e se apresenta como uma série limitada de objectos renovados e contemporâneos.

4. MAKE DESIGN, é uma empresa jovem e activa dedicada ao design nas suas mais variadas vertentes, surge da vontade de criar, realizar e concretizar ideias inovadoras. Neste enquadramento serão apresentadas algumas propostas ligadas ao design de interiores.
Porto, Novembro 2008

%d bloggers like this: