Ideias Emergentes

Produção Cultural, CRL

REDline

REDline é um projecto europeu, com organização e promoção da IDEIAS EMERGENTES, que tendo tido o seu primeiro momento em 2006, e contando já com 3 edições, compreende o envolvimento de 5 países da União Europeia (Portugal, Espanha, França, Lituânia e Polónia) e de 5 instituições culturais que trabalham em rede e parceria neste projecto, nomeadamente a IDEIAS EMERGENTES(Portugal), a TPK arts visuals (Barcelona, Espanha), PEUPLE et CUlTURE Méditerranée (França), Meno PARKAS Galerjia (Lituânia) e, por último, a NOTORO Galery Agency(Polónia).

——————————————————————-

REDline’08_Bordering on Us
Encontro Internacional de Arte Contemporânea
Porto_11 Outubro a 9 Novembro 2008

REDline’08_Bordering on Us” é um projecto artístico que visa a produção de um encontro_exposição internacional de arte contemporânea, enquadrado numa metodologia de pesquisa sobre o tema do espaço público na contemporaneidade e, especificamente, dos recentes desenvolvimentos naquilo que entendemos que são a sua natureza ou forma, e consequentes alterações de localização e acessibilidade. Esta iniciativa será suportada pela construção de uma rede de associações culturais, galerias de arte, instituições públicas e empresas privadas. De forma a concretizarmos este projecto, estabelecemos parcerias com organizações artísticas localizadas em Barcelona_Espanha, Montpellier_França, Kaunas_Lituânia e ainda Varsóvia_Polónia. Cada um destes parceiros será responsável pela proposição de quatro artistas e acolhimento de outros quatro, em forma de residência artística. O número total de artistas e/ou projectos envolvidos será de vinte, estando todos eles representados na exposição final, enquadrada pela edição de um catálogo e por um ciclo de conferências em torno dos conceitos de Espaço Público, Representação e Representatividade.

——————————————————————-

REDline’07_Where are the Borders
Exposição de Arte Contemporânea
Porto_27 Outubro a 24 Novembro 2007

REDline’07_Where are the Borders? pretende relacionar dois momentos, a pós-modernidade e o alargamento a leste, e pensar a forma como um influi no outro. A diluição das fronteiras nacionais (dentro do espaço europeu), promovida e provocada tanto pela evolução técnica como pelas transformações políticas mais recentes, teve o condão de tornar outras fronteiras mais visíveis. Limites e diferenças dentro dos próprios estados nação que até há pouco eram abafadas hoje são estimuladas e promovidas sob a etiqueta da diversidade cultural.
Esta exposição, organizada em parceria com Meno Parkas Galerija (Kaunas), teve a participação de artistas da Lituânia, Polónia, França, Portugal e Estónia. Enquadrado no projecto foi realizado um debate com o tema “As periferias no centro: A Cidade e o Homem, corpos pensados de fora para dentro”.

—————————————————————

REDline’06_Behind Borders

Exposição Internacional – Portugal e Lituânia19 de Outubro a 18 de Novembro de 2006 no Espaço IMERGE

15 de Fevereiro a 15 de Março na Galeria Meno PARKAS, em Kaunas, Lituânia


REDline é um projecto de coprodução da Cooperativa Ideias Emergentes (Porto) e da Meno PARKAS Galerija (Kaunas), que pretende a realização anual, em Portugal e na Lituânia, de uma exposição de arte envolvendo artistas de vários países, fazendo a ponte entre o Ocidente e o Leste
Europeus. Sempre sob o tema das fronteiras, no seu conceito mais lato e abrangente é um evento que pretende dinamizar uma discussão sobre o espaço e a diferença, construindo ligações e aproximando estes dois blocos da Europa.

um projecto artístico que visa a
produção de um encontro_exposição
internacional de arte
contemporânea, enquadrado numa
metodologia de pesquisa sobre o
tema do espaço público na contemporaneidade
e, especificamente,
dos recentes desenvolvimentos
naquilo que entendemos que são
a sua natureza ou forma, e consequentes
alterações de localização
e acessibilidade. Esta iniciativa
será suportada pela construção de
uma rede de associações culturais,
galerias de arte, instituições
públicas e empresas privadas.
De forma a concretizarmos este
projecto, estabelecemos parcerias
com organizações artísticas localizadas
em Barcelona_Espanha,
Montpellier_França, Kaunas_
Lituânia e ainda Varsóvia_Polónia.
Cada um destes parceiros será responsável
pela proposição de quatro
artistas e acolhimento de outros
quatro, em forma de residência artística.
O número total de artistas e/ou
projectos envolvidos será de vinte,
estando todos eles representados
na exposição final, enquadrada
pela edição de um catálogo e por
um ciclo de conferências em torno
dos conceitos de Espaço público,
representação e representatividade.